Busca por palavras citadas neste blog

20 de junho de 2012

A virtude da humildade é nobreza, não patetice!


Abaixou a cabeça nessa hora???
Sintoma de timidez, não de humildade.


Humildade, pobreza, passividade, timidez, omissão e falsa modéstia definitivamente não significam a mesma coisa. A primeira diz respeito à virtude em si; a segunda a uma condição social; a terceira e a quarta dizem respeito a desleixos ou temores vãos que precisam ser superados; já a omissão, em casos em que a justiça e a moral exijam uma ação, é pecado; e a falsa modéstia não passa de mentira... Enfim, a confusão desses conceitos tem feito os cristãos despreparados caminharem em um verdadeiro marasmo espiritual e/ou em uma inatividade prática medonha, em nome de uma certa “humildade”... E o pior: esses cristãos e mesmo uns não-cristãos, patrulheiros de plantão, teimam em acusar você, pelo simples fato de estar em evidência, evangelizando, de falta de humildade. Antes de saber o que é humildade, é fundamental saber o que não é humildade!

Aquele senhor de chinelo de dedos, queimado de sol, roupas rasgadas... pode até ser humilde, mas não são essas as características que indicam a humildade enquanto virtude. Essas características indicam pobreza. Sem mais! Já aquele outro... matuto... que não entende nada de tecnologia, nunca dirigiu um automóvel, jamais deparou-se com um computador, também não possui, nessa situação, características suficientes para definir uma pessoa humilde. Trata-se, nesse caso, de uma pessoa que ignora esses avanços da modernidade. Provavelmente, seu conhecimento do campo deva superar, em muito, qualquer habitante urbano, mas o que se detecta aí é somente isso! Nada de humildade, por enquanto... Já aquele outro que é expert em algum assunto, porém, quando abordado sobre tal, prefere dizer que não tem esse talento... “nem sou tão bom assim... são seus olhos...” esse é um mentiroso! O nome disso é FALSA modéstia!

Há uma tendência, no mundo moderno, em se caricaturar o cristão. O tipão deve ser passado, tímido, medroso, silencioso, eufêmico e, se for bom em algo, deve esconder o talento. Sabe o porquê dessa tendência? Simples! Vão cometer as piores aberrações morais em sua frente e você, cristão-nádegas-flácidas, vai sorrir feito um babaca, porque você é “manso”. Vão assassinar, estuprar, promover o aborto, a eutanásia, as drogas, destruir as famílias e você vai chamá-los de doutores, cautelosamente dizendo: “olha... talvez eu não concorde muito com sua decisão... e tal...” Vão esculachar sua fé, vilipendiar os valores sagrados e você vai “respeitar” o “direito de expressão” deles. E se você for um bom advogado, juiz, médico... enfim... se você, cristão, for bom no que faz, será obrigado a fingir-se de ruim, em nome da “humildade”. Assim, os cristãos estão sendo amordaçados sem se darem conta. Ataram-nos com os próprios ensinamentos bíblicos de mansidão e humildade, porém, completamente fora de contexto. É evidente que um cristão atento, deve perceber que não se tratam das qualidades cristãs, mas da caricatura das mesmas.

As verdadeiras humildade e mansidão são interiores. E mais: ambas jamais entrariam em contradição com a VERDADE. Assim, quando Cristo entrou na sinagoga, leu a passagem de Isaias que falava das maravilhas que seriam promovidas pelo salvador da humanidade e afirmou ao final: “hoje se cumpriram essas escrituras”, Ele não estava deixando de ser humilde, mas apenas sendo verdadeiro. Da mesma maneira, quando, próximo da condenação e morte, foi interrogado: “Tu és o Filho de Deus?” e Ele respondeu “Eu sou”, não houve em nosso Mestre sinal algum de arrogância. Em outro momento, contra os vendilhões do templo, Jesus faz chicotes, esbraveja e expulsa a todos com dureza... Tampouco nesse evento faltou-lhe mansidão. JESUS É MANSO E HUMILDE. Trata-se de essência. Ele É e não apenas ESTÁ. Ele o é sempre, mesmo com a aparente arrogância ou com o chicote nas mãos!

Não caiam nas ciladas dos patrulheiros de plantão. Saibamos exatamente o que somos, o que valemos para Deus e em que somos úteis na construção de seu Reino. A verdade e a humildade caminham sempre juntas. Como diria Santo Agostinho: "Simular humildade é ser soberbo." Portanto, se você tem conhecimento, diga que tem; se é competente no que faz, diga que é competente; se possui talento, diga que possui. (Evidentemente, se não tiver... diga que não tem, oras! Seja franco!) E, sobretudo, seja falando, seja cantando, seja rezando, seja escrevendo, seja trabalhando de outra forma, evidente ou discreta... coloque esses dons a serviço do Criador e faça o seu melhor... Não faltarão pessoas te chamando de arrogante, dizendo que você quer aparecer etc. etc. Tenha a resposta na ponta da língua também: “sempre que necessário, vou aparecer sim... para maior glória de Deus!”

Escrevendo e aparecendo,
Jeansley de Sousa

2 comentários:

  1. Como eu desejo q as pessoas leiam esses artigos... como publicá-lo mais escancarado que no face?! Muito bom!!!! Não tem como discordar de tantos argumentos claros, como o demônio consegue desvirtuar tanto as coisas?! #desabafo! rsrsrs. Rezarei pela evangelização através desse blog! Fique com Deus Jean!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... a divulgação mais ampla que temos conseguido é via face (divulgo em outras redes sociais também, porém, o maior número de acessos vem sempre do Facebook)... mas creio que já esteja alcançando muita gente, Karine!
      Realmente o demônio inverte tudo. Coisas podres, que só atrapalham a salvação, surgem aos montes e são difundidas na velocidade da luz, enquanto o Evangelho, a Verdade... ah... essas são pouco divulgadas e, quando o são, costumam ser abafadas (sutil ou afrontosamente)!
      Rezemos sempre para que mais pessoas possam acessar o blog, tirar algumas dúvidas e receber mais esse auxílio em suas caminhadas!
      Amém! Fique com Deus também! Abraço!

      Excluir

Visualizações de página