Busca por palavras citadas neste blog

24 de outubro de 2011

O segredo do Rosário

À Igreja de Deus, aos fiéis santificados em Jesus Cristo, chamados à santidade, juntamente com todos os que, em qualquer lugar que estejam, invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, a vós graça e paz da parte de Deus nosso Pai e da parte do Senhor Jesus Cristo ( I COR 1, 2-3)

Há alguns dias, tive a graça de ler o livro “Tratado da Devoção a Santíssima Virgem” de São Luís Maria de Montfort, altamente recomendado por diversos santos, inclusive por nosso querido João Paulo II, cuja memória celebramos no dia 22 de outubro. Esse livro reacendeu em mim a chama de amor pelas virtudes de Maria, e por sua maternal providência, foi-me indicado para ler outro livro, também de São Luís, onde faço questão de dedicar esse artigo. Após uma cuidadosa leitura, sinto-me na obrigação de propagar a oração do Rosário e indicar a todos que lêem esse blog a adquirir o livro, O Segredo do Rosário.

Nesse artigo tentarei fazer uma breve compilação com intuito de despertar almas para a oração e aprofundamento dessa riquíssima devoção.

Segundo S. Luís M. de Montfort, o Rosário é um caminho espiritualmente seguro dentre as formas mais elevadas de união com Deus, em Jesus por Maria.

Em seguida, seguem alguns trechos escritos por S. Luís:

“Guardem bem o que vou dizer, se você rezar o Santo Rosário devotamente cada dia até a morte, com o propósito do conhecimento da verdade, você obterá a graça do arrependimento e o perdão de seus pecados.”

“O cristão que não medita sobre os mistérios do Rosário é muito ingrato à Nosso Senhor e mostra o quão pouco ele preocupa por tudo que o Salvador Divino sofreu para salvar o Mundo.”

“Peço que estejam atentos, a fim de não pensarem que o Rosário é de pouca importância, como dizem os ignorantes e alguns grandes intelectuais orgulhosos. Longe de insignificante, o Rosário é um tesouro de valor incalculável e inspirado por Deus... Rezem como meio de converter os pecadores mais endurecidos e os hereges mais obstinados. Com a devoção do Rosário obtém-se graças para esta vida e glória para a eterna.”

BREVE HISTÓRIA DO ROSÁRIO

No ano 1214 a Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana recebeu o Rosário por meio de São Domingos de Gusmão que o recebeu da Bem Aventurada Virgem Maria como um meio poderoso de salvação e conversão dos pecadores.

O Rosário constitui-se de duas realidades: a oração mental – que é a meditação nos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, e que devem ser meditados sempre que rezarmos as orações do terço. A oração vocal – consiste na repetição da Ave-Maria precedida pelo Pai-Nosso, onde ao mesmo tempo em que rezamos, meditamos Seus mistérios.

São orações simples, repetitivas, porém com um valor incomensurável de graças.

Sua composição básica é a Profissão de Fé Católica, Credo, o Pai-Nosso, ensinado pelo próprio Cristo e a Ave-Maria, que rapidamente explicarei sua origem: Ave-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco (Saudação do Arcanjo Gabriel a Maria ao anunciar que ela havia sido escolhida para ser mãe de Deus feito homem, e o conceberia pelo poder do Espírito Santo). Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre (Lc 1, 42 – Saudação de Isabel quando Maria chega à sua casa para visitá-la). A 2ª parte foi-nos dada pela Santa Igreja, no Concílio de Éfeso, no ano 431, onde foi proclamado o Dogma da Maternidade Divina (Mater Dei). A partir de então, a Igreja nos ordenou que rezássemos a Nossa Senhora através de seu glorioso título dizendo: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora, e na hora de nossa morte.

“Hoje em dia, as pessoas querem coisas que causem impacto, que comovam e deixem profundas impressões na alma. Nunca houve algo em toda a história do mundo que seja mais comovente que a história maravilhosa da vida, morte e glória de Nosso Senhor que está contida no Santo Rosário... Para as pessoas cultas estes Mistérios são a fonte da mais profunda doutrina, mas as pessoas simples encontram um meio de instrução bem ao seu alcance.”

“Se vocês genuinamente querem alcançar um grau mais alto de oração com toda honestidade e sem cair nas armadilhas que o demônio coloca para os que oram, rezem o Rosário todo diariamente, ou pelo menos o Terço. Se pela graça de Deus, você já alcançou um alto nível de oração, mantenha a prática de rezar o Santo Rosário se você quer permanecer neste estado e se deseja, através dele, crescer em humildade. Pois nunca ninguém que reza o Rosário diariamente se tornou um herege formal ou foi enganado pelo demônio. Esta é uma declaração que eu alegremente assino com meu sangue.”

“A fim de rezar de maneira certa o Rosário, é necessário estar em estado de graça com Deus, ou pelo menos em sua busca. Esta fé deve ser forte e constante, ou seja, não se espera encontrar na oração do Rosário uma devoção sensível e consolo espiritual; nem mesmo deve-se deixar de rezar se a mente se encontrar cheia de distrações involuntárias ou estiver a sentir uma estranha sensação na alma de maneira contínua, com fadiga opressiva no corpo.”

“A oração do Rosário é a mais difícil das orações para que seja bem rezada e que se persevere nela, em especial porque as distrações são quase que inevitáveis por causa da constante repetição das mesmas palavras.”

“Por sermos humanos, nós facilmente nos cansamos e ficamos relaxados, mas o demônio faz com que estas dificuldades se tornem maiores, quando estamos rezando o Rosário. Mesmo antes de começarmos, ele nos faz sentirmos entediados, distraídos ou cansados e quando tivermos começado a rezar, ele nos oprime por todos os lados.”

“Mesmo que você tenha que lutar contra as distrações durante todo o Rosário, esteja certo de lutar bem, com as armas nas mãos: ou seja, não pare de rezar o seu Rosário mesmo que pareça difícil rezá-lo e você não tenha absolutamente nenhuma devoção sensível.”

“Esta vida é nada mais que uma série de tentações, e que nós não temos que lutar contra inimigos da carne e do sangue, mas com poderes infernais. Que melhores armas podemos usar para combatê-los que a oração ensinada por nosso próprio Chefe e a Saudação Angélica, que tem afugentado os demônios, destruindo o pecado e renovado o mundo?”

“Estas coroas não são para almas tímidas que têm medo dos insultos e ameaças do mundo, nem são para os preguiçosos e indolentes que rezam o Rosário com descuido, e com pressa, só para se chegar ao fim. O mesmo é válido para as pessoas que o rezam de vez em quando, quando seus espíritos lhes levam a isto. Estas coroas não são para os covardes que se desanimam e rendem suas armas tão logo vêm os infernos se desencadear contra os seus Rosários.”

“Seus inimigos mais próximos irão lhe atacar cruelmente, porque você está muito perto deles. Estou lhe falando dos poderes de sua alma e dos seus sentidos corporais, ou seja, distrações da mente, cansaço e doença do corpo, tudo isto junto com o diabo irão lhe dizer para parar de rezar o Rosário, deixar para amanhã, pois hoje você não está concentrado; que não é obrigação rezá-lo sob pena de pecado; reze só parte dele, pois você deve aproveitar o tempo com outras coisas mais úteis; que você pode terminar amanhã quando estiver se sentindo melhor, etc, etc...”

“Finalmente vocês devem acordar, e se desejam viver e morrer sem pecado, ao menos pecados mortais, rezem incessantemente; rezem seu Rosário todo dia como os irmãos sempre o faziam, nos primórdios da Irmandade.”

Que desça sobre nós a bênção de Deus Todo Poderoso por intermédio das graciosas mãos de Maria. Amém.

Eloyane de Sousa

Trechos retirados do livro O SEGREDO DO ROSÁRIO (com pequenas adaptações).

2 comentários:

  1. Já li o livro O segredo do Rosário...
    Só comecei a ter verdadeiramente devoção pelo Rosário e ainda mais por Nossa Mãe do Céu quando o li... recomendo muuuuuito!!!
    "... mas onde o homem falhou, a história registrou que o Rosário sempre teve sucesso."

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Paulinha!
    Primeiro eu li o TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO A SANTÍSSIMA VIRGEM, que recomendo muito, inclusive, com a graça de Deus, farei a consagração a Maria no dia 08/12 - dia da Imaculada Conceição, pelo método de São Luís Maria de Montfort. Quem tiver interesse de conhecer essa consagração, indico o site do Pe. Paulo Ricardo, onde ele explica tudo e nos ajudará a fazer toda a preparação: http://padrepauloricardo.org/category/blog/
    O livro O Segredo do Rosário, mudou minha prática de oração. Espero que mais católicos adquiram esse livro e o leia, pois todas as graças para nossa salvação passam pelas mãos de Maria.
    SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS!

    ResponderExcluir

Visualizações de página