Busca por palavras citadas neste blog

4 de dezembro de 2011

Como devo participar da Missa?

A Santa Missa é chamada de Santo Sacrifício não à toa. Nela renova-se, no altar, o sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que ofereceu sua vida santa em resgate de vidas pecadoras e arrependidas. A Missa não é, portanto, momento de euforia, mas de extrema piedade, devoção, meditação, gratidão e participação com Cristo, da dolorosa paixão, onde devemos comportarmo-nos como se aos pés da cruz estivéssemos a presenciar o sofrimento e morte de Jesus por nós e, unidos a Ele por intermédio do sacerdote que age na pessoa dEle, oferecer ao Pai o Sacrifício perfeito que nos salva.

Infelizmente cada dia mais os fiéis (muitas vezes orientados pelos próprios padres) têm participado de forma inadequada do Santo Sacrifício. Pois a participação que deveria ser como a de João e Maria aos pés da cruz, têm se assemelhado muito mais à participação dos algozes a festejar, vibrar, aplaudir e confraternizar. Existem momentos na vida que são oportunos para essas manifestações, porém, não durante o sacrifício do Senhor.

Se quiseres participar bem da Santa Missa, participe com verdadeiro espírito de piedade, contemplação e amor. Não se perca uma só das preciosas palavras do Senhor. Não se perca um só gesto da sagrada liturgia e nem sejam tais palavras e gestos substituídos por coreografias ou palavrinhas bonitas e inócuas. Deus é e basta! Deixai os júbilos e as manifestações individuais de louvor para ocasiões mais propícias, pois no altar, diante de Cristo, no Santo Sacrifício, resta-nos somente unirmo-nos a Ele na cruz a fim de que com Ele ressuscitemos.

Bom domingo e que a Santa Missa a partir de hoje para você, seja vivida de maneira plena, como nos pede o Santo Padre, como quer Nosso bom Deus.

Na paz de Jesus e no amor de Maria,
Jeansley de Sousa

Um comentário:

  1. CATÓLICOS! IDE À SANTA MISSA, MAS APRENDAM A PARTICIPAR DELA COMO SE DEVE!!!

    ResponderExcluir

Visualizações de página