Busca por palavras citadas neste blog

20 de janeiro de 2011

Todo batizado é profeta e todo profeta deve falar!

Quando se juntam os pauzinhos, sobra paulada para gente inocente, pois o dono dos pauzinhos é Satanás e é ele quem sugere a criação de histórias que mesclem verdades e mentiras para, no final das contas, usar tal argumentação para denegrir alguém (geralmente esse alguém está, de alguma forma, comprometido em combater o mal)... é sempre o mesmo jogo e é ingênuo quem cai nesse tipo de armadilha.


Sugestão: não dê ouvidos a seus ouvidos e nem dê atenção a seus próprios olhos, sem antes analisar cuidadosamente o que está acontecendo. Na hora em que suposições gratuitas chegarem a sua mente e ao seu coração, procure ‘tirar a história a limpo’ com a própria pessoa... Na sinceridade! Para não acontecer de você cometer injustiças contra a mesma! Caso conclua haver pecados no ato da pessoa, combata os pecados, tente frear o ato mau, em vez de perseguir e denegrir a pessoa gratuitamente. Se a pessoa optar por abraçar o mau, resistindo a todo processo corretivo ensinado por Cristo (Mt. 18, 15-17), considere-a como uma pessoa pagã, também seguindo o ensinamento de nosso Senhor (Mt. 18,17).


Muitas vezes nossos próprios olhos nos enganam. Certamente já lhe ocorreu de observar uma determinada cena, tirar desta cena suas conclusões e mais tarde perceber que suas conclusões estavam redondamente equivocadas (apesar de você julgar ter assistido a tudo)! Vamos a um exemplo hipotético: você vê dois conhecidos seus, discutindo; um deles ergue a voz e insulta gravemente o outro, humilhando-o na frente de todos. Você, assistindo à cena, chocado, logo trata de tomar partido da vítima dos insultos e na primeira oportunidade que tem, difama o agressor, com a “boa” intenção de precaver as pessoas no relacionamento social com tal “monstro”. Os anos se passam, o “monstro” morre e a “vítima dos insultos” vem a público, com a consciência pesada, esclarecer que era merecedora de todos aqueles insultos (e, talvez mais), pois em outro momento (que ninguém sabia), havia cometido injustiças sem precedentes contra o agressor, havia cometido pecados terríveis contra Deus e o próximo e que, portanto, o que o suposto “monstro agressor” fazia, era promover justiça e tentar alardear o amigo, para que se arrependesse e voltasse atrás, uma vez que já havia tentado de outras formas, sem sucesso! Nessa situação hipotética, como ficaria sua consciência ao saber que condenou e difamou um justo, para compadecer-se e proteger uma pessoa desonesta e desleal? Ora, meus caros, se dos nossos próprios olhos não podemos tirar conclusões, sem antes pesquisar a fundo o que realmente está ocorrendo e em que contexto se encontra cada situação que apreciamos... o que dizer daqueles que tiram conclusões com base no que os outros viram e disseram?!

Em muitos momentos, em nosso blog, vocês se depararão com textos “agressivos”... Trata-se de uma justa agressividade contra os atos que ofendem a Deus e a Igreja. Em muitos momentos também, vocês assistirão cenas “agressivas” da parte dos que querem evangelizar... trata-se do zelo pela casa do Pai que os (nos) consome (João 2, 15-17). Cristo não é e jamais será, um ser ingênuo, que usa de misericórdia quando o momento clama por justiça, que usa palavras brandas quando o momento exige aspereza. Expressões como: hipócritas, sepulcro caiado, raça de víboras... Atos como: fazer um chicote, derrubar o comércio no templo, denunciar a maldade das pessoas em público, humilhando-as... Levar toda essa “agressividade” ao extremo para quem as mereça... são atitudes comuns tanto na vida de Cristo, quanto na dos santos e profetas, em todos os tempos e lugares... Atitudes, sobretudo, necessárias nos dias de hoje, onde cada qual está mais preocupado com seu próprio mundo, sem compromisso com Deus, com a Igreja e com o próximo. Pensando que o dinheiro compra tudo, que a medicina resolve tudo e que a ciência tem todas as respostas... Deus passou a ser um conto; a Igreja, um lugar; e o próximo, alguém que você ajuda somente na medida em que ele poderá te ajudar em um breve futuro. Pessoas de tal sorte acomodadas e que, ingenuamente, acreditam estar vivendo o Evangelho e amando a Deus sobre todas as coisas, precisam despertar. Precisam de um alarme! Alguém precisa erguer a voz e dizer que desobedecer à Igreja Católica é desobedecer ao próprio Cristo. Alguém precisa dizer que quando a Igreja afirma ser contra o homossexualismo, os anticoncepcionais, o aborto, a eutanásia dentre outros assuntos que geram polêmica, ela não está brincando, mas falando em nome de Deus! Alguém precisa alardear que atentar contra os bons costumes cristãos, é atentar contra o Reino de Deus... Geralmente quem promove tais alardes, o faz de forma direta, porém, quem recebe o alarde, julga-o inconveniente e por tal motivo, o profeta passa a ser perseguido! E isso jamais mudará (João 15,20).


Resumindo: o profeta, apesar de fraco, limitado e pecador, além de reconhecer e combater seus próprios pecados, dirige-se às pessoas de forma direta e objetiva (muitas vezes, severa), com intuito de fazê-las mudar de vida e salvar suas almas... Ao passo que as pessoas atacam indiretamente: criando intrigas, fofocas, acrescentando "pequenas e inofensivas" mentiras à realidade... Perseguindo o profeta, com o intuito de fazer com que muitas almas deixem de ouvi-lo, por considerá-lo agressivo, radical e inconveniente! Em qual dos dois perfis você (batizado, portanto, chamado a ser profeta), tem se encaixado?


Que Aquele Justo que morreu na cruz, te conduza nessa reflexão. Amém!


Na paz de Jesus e no amor de Maria,
Jeansley de Sousa

4 comentários:

  1. Por favor, queiram identificar-se ao postar comentários! Não debateremos com anônimos! Grato!

    ResponderExcluir
  2. "Quero que sejais santos, tudo o que vos acontece tem essa finalidade" Santa Catarina de Sena.

    Quem está disposto a seguir a Deus e construir seu Reino nessa terra, deve revestir-se da armadura do cristão.

    Que a graça santificante venha sobre nós para fortalecer-nos na árdua batalha da construção do Reino de Deus.

    "Não faça coisa alguma, nem diga palavra alguma, que Cristo não faria ou não diria se encontrasse nas mesmas circunstâncias".(São João da Cruz)

    ResponderExcluir
  3. "Se perseguido aqui eu não for, sinceramente um cristão não sou..."

    Dizem que quanto mais uma pessoa vive os preceitos de Deus, mais ela se da mal, mais ela é injustiçada e etc...
    Já ouvi isso inúmeras vezes de pessoas frustradas que deixaram de seguir a Cristo por causa disso. Inclusive me lembro de uma história que o Pe. Leo da Cançao Nova contou - e eu nunca me esqueci disso - que uma mulher chegou nele e disse que depois que ela aceitou jesus, sua vida começou a se desordenar e tudo estava dando errado, etc... Só que o Pe. disse que como ela havia aceitado Jesus na sua vida, o mal estava caindo por terra, tudo q era errado estava saindo da sua vida, justamente pra ela ter uma conversão digna sem ter que frustrar-se a cada dia q lembrasse do seu passado.
    Achei isso incrível e muito lindo... foi aí que eu tive a convicção que quanto mais difícil e quanto mais árduo for o caminho que eu tiver que passar, melhor pra mim, pq só assim serei uma cristã de verdade e terei certeza que estou no caminho certo...

    ResponderExcluir
  4. "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo.Se alguém ama o mundo,não está nele o amor do Pai" 1Jo 2,15. infelizmente as pessoas querem o que o mundo tem a oferecer(imoralidade,vida desregrada,pecados....)e quando apareçe alguém mostrando o que é o certo,mostrando a verdade,começamos a ser rotulados como "pessoas estranhas" e passamos a ser perseguidos pq professamos a nossa fé. e se Jesus,Santos,Apóstolos,Mártires foram perseguidos então estamos no caminho certo.

    ResponderExcluir

Visualizações de página