Busca por palavras citadas neste blog

29 de novembro de 2010

Buscar primeiro o Reino de Deus

É comum encontrarmos pessoas que buscam, nesta vida, o próprio conforto e prazer. Talvez você seja uma dessas pessoas, ou quem sabe conheça alguém assim. Este artigo está direcionado tanto às pessoas do primeiro caso, quanto às do segundo.

Buscar primeiro o Reino de Deus (Mt. 6, 33), célebre ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tão belo e imponente na teoria, porém, tão pouco seguido na prática, por um motivo evidente: a felicidade é prometida pelo mundo e é acrescida da ingenuidade (ou mesmo loucura) de quem nela acredita.

Com certeza você já se deparou com pessoas que buscam, neste mundo, a riqueza, sob o pretexto de viver confortavelmente e curtir a vida, além de garantir um futuro melhor para os filhos. Essas pessoas, na maioria das vezes, mentem para si mesmos (e ainda acreditam cegamente em suas próprias mentiras), dizendo que ao enriquecer, ajudarão os mais necessitados TAMBÉM. Ora, reparem bem nesta palavra que fiz questão de colocar em letras maiúsculas: TAMBÉM. Se alguém diz que quer ficar rico para buscar o conforto e o prazer para si e para seus herdeiros, é portanto isso que essa pessoa está buscando primeiro lugar... E, somente em um segundo plano, ela diz que vai, de um modo bem supérfluo, buscar o Reino de Deus, ajudando os necessitados, com os bens que certamente não lhes farão falta (ou seja, a sobra). Não enganemos a nós mesmos, irmãos! Está evidente que agindo assim estamos fazendo exatamente o oposto daquilo que nos ensinou o Filho de Deus.

Coloquei no parágrafo acima, um exemplo bem clássico, porém, a busca do Reino de Deus deve vir em primeiro lugar em cada decisão de nossas vidas, desde as menores às mais complexas. Nossa intenção primordial, em nenhum caso poderá ser a busca de mero prazer ou conforto, mas sempre, o cumprimento da vontade de Deus. Portanto, se vamos trabalhar, trabalhemos por nosso sustento (pois nosso sustento e saúde garantirão uma vida de ativa construção do Reino de Deus) e, já no trabalho construamos o Reino de Deus: sejamos honestos, além de propagar a honestidade, sejamos justos, além de clamar pela justiça, vivamos o evangelho, além de evangelizar, transformando o nosso ambiente de trabalho em um lugar santo. O mesmo deve ser feito em nossas escolas, faculdades e universidades. O mesmo deve ser feito em nossa vizinhança, em nosso próprio lar e onde quer que nos encontremos.

Não quero, de forma alguma, dizer que o prazer e o conforto estão proibidos. Estou apenas afirmando que os mesmos não devem ser buscados em primeiro lugar e muito menos buscados como finalidades em si mesmos. O prazer e o conforto precisam estar, também, a serviço da construção do Reino de Deus. Eles devem ser partilhados e gerar comunhão entre os irmãos. Os momentos de lazer e descanso devem servir para que você, cristão, tome fôlego por algum tempo para, em seguida, retomar sua missão com mais força e vigor. Compreendem? Não se trata de uma filosofia hedonista (a busca do prazer em si), mas de uma consciência missionária que todo batizado precisa ter.

As conseqüências, meus amigos, de quem vive assim, o próprio Cristo nos mostra: tudo mais vos será acrescentado (Mt. 6, 33). Em outra passagem do Evangelho, Jesus nos ensina que não devemos sequer nos preocupar com o que comer ou vestir (Mt. 6, 25), pois o Pai do Céu há de cuidar de seus filhos... porém Ele só cuidará daqueles que trabalham para o Reino dEle, pois os que trabalham para o próprio reino, vivem “garantidos” pelo próprio reino, isto é, vivem preocupados com problemas sem jamais encontrar a solução (Mt. 6, 32). Nada mais justo! E geralmente, por mais ricos que sejam, vivem mal, tristes e sem paz. Já os cristãos conscientes, que constroem o Reino de Deus em cada atitude nesta vida, vivem em paz. Vivem na paz de Cristo, que não é, definitivamente, a mesma que o mundo dá (João 14, 27)... Trata-se de uma paz que sequer consigo explicar, pois ela persiste mesmo que os sofrimentos, a dor, a perseguição, o abandono, ou a traição das pessoas ocorram em nossas vidas. Uma paz inabalável... e só quem a possui saberá do que estou falando.

Portanto, desejo a você, caro leitor, a verdadeira paz, fruto da busca sincera e primeira, em cada atitude de sua vida, do Reino de Deus.

Na paz de Jesus e no amor de Maria,
Jeansley de Sousa

2 comentários:

  1. A busca pelo conforto e pelo prazer já é algo imanente ao ser humano, daí a necessidade de se "buscar primeiro o reino", colocá-lo em prioridade, para não ficar relegado ao esquecimento.
    De fato, buscando o Seu reino e Sua justiça, as demais coisas são acrescentadas, mas esse acréscimo não pode ser a razão dessa busca. A motivação equivocada poderia levar ao comodismo, a falsas expectativas e, via de consequência, à frustração... Devemos buscar o reino pelo que Ele é e não pelo que Ele pode fazer por nós: só assim verdadeiramente desfrutaremos da paz que excede todo o entendimento.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Luiz pela sua participação e seu comentário. Abraço!

    ResponderExcluir

Visualizações de página